AL estuda transporte gratuito a trabalhadores desempregados

Assessoria de Gabinete

Pela primeira vez em Mato Grosso, o trabalhador desempregado poderá deixar totalmente de lado o estigma da inferioridade social e do seu isolamento em relação ao mercado de trabalho, enquanto busca seu retorno a ele.

Para tanto, o vice-líder do governo, deputado Wagner Ramos (PR), propôs no Projeto de Lei nº 51/2013 a garantia de gratuidade – por, no máximo, 90 dias – no transporte coletivo concedido pelo estado aos trabalhadores que estejam sob o regime do seguro-desemprego.

Para ter direito ao benefício e a um bilhete especial, o trabalhador deverá possuir registro de – no mínimo – seis meses em sua Carteira de Trabalho e não ter sido demitido por justa causa. Atendendo essas exigências, ele poderá realizar duas viagens diárias em dias úteis (ida e volta, cada) com o Bilhete Único.

“A motivação do nosso projeto é criar um auxílio temporário para o trabalhador em um dos momentos mais difíceis de sua vida, no caso após uma demissão sem justa causa. Essas passagens lhes permitirão buscar sua recolocação no mercado de trabalho e, ainda, freqüentar cursos de qualificação profissional”, disse Wagner Ramos.

Há exatos 23 anos, a medida está dando certo em São Paulo que tem – em seu favor – o status de estado brasileiro mais rico e possui um dos mais altos índices de Desenvolvimento Humano.

Também considerado o mais importante dos estados e o “motor econômico” do Brasil, São Paulo possui a maior população (41,9 milhões de habitantes – IBGE-2012), abriga o maior parque industrial, tem a maior produção econômica (mais de 31% do PIB do país), a melhor infra-estrutura e mão-de-obra qualificada.

“São Paulo produz de tudo, principalmente equipamentos de alta tecnologia, e fez – da agricultura e da pecuária – áreas de excelência. E, com a garantia do transporte coletivo gratuito seus trabalhadores têm um suporte que lhes dá condições de buscar novas oportunidades no mercado de trabalho. É um bom exemplo”, disse Wagner Ramos.

Anúncios

Muito obrigado por acessar nosso site e comentar as notícias

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  • Não concordo com o que dizes, mas defendo até a morte o direito de o dizeres.
    Voltaire

%d blogueiros gostam disto: