BIÊNIO 2013/2014: Riva é reeleito presidente da Assembleia Legislativa

Eleição da mesa diretora da AL_MT

Assessoria da Presidência

O deputado José Riva (PSD) foi reeleito presidente da Assembleia Legislativa nesta terça-feira (04). A chapa ‘Legislativo Independente’ recebeu 22 votos favoráveis e um contrário. A nova Mesa Diretora conduzirá o parlamento estadual no biênio 2013-2014, com posse marcada para o dia 1º de fevereiro do próximo ano.

A eleição transcorreu de maneira tranquila e Riva destacou que a composição da chapa foi formada de maneira democrática na reunião do Colégio de Líderes.  A votação foi realizada de acordo com a Emenda Constitucional 53, de 26 de agosto de 2008, que no seu artigo 34, determina que para o segundo biênio da legislatura, a eleição seja realizada na primeira sessão do mês de setembro do segundo ano legislativo.

A próxima legislatura será a 6ª em que Riva preside o parlamento estadual. As outras vezes em que foi o presidente do legislativo foram: 1997, 1999, 2003, 2009 e 2011.

A Mesa Diretora ficou composta com representantes do PSD, PDMB, DEM, PP, PR e PTB, confira abaixo a composição da chapa. Riva ressaltou o compromisso da Mesa em continuar o trabalho transparente e que tem promovido importantes avanços no parlamento estadual.

Também garantiu que os membros estão cientes sobre as ações necessárias para o desenvolvimento do Estado. Inclusive, citou a realização do Concurso Público na Casa, no qual envidarão esforços para que seja lançado ainda neste ano. Destacou o compromisso de consolidar a construção de novas casas populares e creche para atender os servidores, numa parceira com o Sindicato dos Servidores da Assembleia Legislativa (Sindal).

Segundo Riva, também é meta da Mesa Diretora, consolidar a Rádio Web e a expansão da TV Assembleia, já em fase final, além de aproximar ainda mais a sociedade dos debates de temas relevantes. O parlamentar chegou a citar como exemplo a Lei da Pesca, que em atendimento a categoria, foi suspensa para que seja aperfeiçoada. Outra novidade será a criação de uma comissão econômica na Casa de Leis nos moldes do Senado Federal, para facilitar a análise de projetos.

“Quero agradecer a maioria dos deputados que solicitaram a nossa recondução nessa chapa. Vamos trabalhar para defender os interesses do Estado, pois temos o compromisso com a governabilidade. Queremos um estado melhor para todos nós”, afirmou Riva, ao explicar que a AL continuará fiscalizando as ações do Estado e defendendo a redução das desigualdades regionais.

O presidente do legislativo analisou, durante discurso após a realização da eleição, que a única forma de fazer mais pelo Estado é ter um colegiado ativo. “Vamos procurar cada vez mais socializar as discussões nessa Casa”. Salientou que não é fácil presidir os trabalhos, pois os deputados possuem suas ideologias e muitas vezes as disputas nas urnas vêm para o parlamento, mas que a preocupação deva ser com melhorias na qualidade de vida da população, defendendo mais investimentos para a saúde, infraestrutura, educação, dentre outros. Garantiu que as divergências serão resolvidas à base do diálogo e anunciou que no próximo dia 10, a AL receberá estudos sobre a situação de Mato Grosso para buscar medidas que reduzam o déficit econômico existente.

LIDERANÇA DO GOVERNO – Na oportunidade, o deputado Ademir Brunetto (PT) explicou que o resultado é fruto de um amplo debate realizado de forma democrática. Destacou que prevaleceu a preocupação com as dificuldades enfrentadas pelo governo. Também defendeu a saída do deputado Romoaldo Junior (PMDB) da liderança do Governo para que a chapa tenha independência. “Para que possa exercer o seu papel com mais desprendimento”, disse o petista, ao parabenizar a condução dos trabalhos.

O deputado e líder do Governo, Romoaldo Junior destacou os avanços conquistados no legislativo. “Sinto-me honrado em ser escolhido para fazer parte dessa chapa e dar continuidade aos nossos trabalhos”, destacou, ao declarar que conversará com o governador Silval Barbosa (PMDB) nesta quarta-feira (05) sobre a liderança do Executivo. E deixou claro que continuará fazendo parte da base de sustentação do Poder Executivo.

Da tribuna, a deputada Luciane Bezerra (PSB) anunciou voto contra e reconheceu os avanços ocorridos na Assembleia. Já o deputado Mauro Savi (PR), reforçou o compromisso com os servidores da Casa. E o deputado Gilmar Fabris (PSD), disse que está feliz por saber que o parlamento está em boas mãos. “Riva atende e resolve”, declarou.

Chapa ‘Legislativo Independente’ – 2013-2014:

José Riva (PSD) – presidente

Romoaldo Junior (PMDB) – 1º vice-presidente

Antônio Azambuja (PP) – 2º vice-presidente

Mauro Savi (PR) – 1º secretário

Dilmar Dal Bosco (DEM) – 2º secretário

Luiz Marinho (PTB) – 3º secretário

Airton Português (PSD) – 4º secretário

Muito obrigado por acessar nosso site e comentar as notícias